terça-feira, 11 de julho de 2017

GIEPHE e 15ª Semana de Museus

Vários minicursos, oficinas, exibições, palestras e ações educativas compõem a programação da 15ª Semana Nacional de Museus na UFLA. De 15 a 21 de maio, os Museus Bi Moreira e de História Natural promovem essas atividades, que integram o evento nacional em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Os eventos são abertos à participação da comunidade.

Neste ano, o tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) é: “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. Com isso, pretende-se gerar reflexões sobre: quais as histórias que os museus estão contando? Como eles colaboram para a construção ou para o questionamento das versões oficiais dos grupos dominantes? Quais outras histórias precisam ser lembradas? E como trabalhar na expografia o confronto entre lembranças e esquecimentos?

Mais de mil instituições museológicas em todo o Brasil promoverão programação neste evento. A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida todos os anos pelo Ibram. Na UFLA, a organização da Semana Nacional de Museus é feita pela Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico, ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).




Estivemos presentes com a oficina "Os caminhos da pesquisa: o “não dito” na história recente da UFLA. Proferida por Ângelo Constâncio Rodrigues (DED-UFLA). Local: Anfiteatro 2 do NEC/Campus Histórico (em frente a creche)




Nenhum comentário: